segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Samsung vende lâmpada que duraria 36 anos


Esta semana, a Samsung começou a vender, nos Estados Unidos, uma nova linha de sete lâmpadas LED projetadas para durar mais e consumir menos.
A linha A19  duraria por até 36 anos (uso diário de 3 horas) e consome até 75% menos energia do que as lâmpadas incandescentes de 40W comuns. Em média, os LEDs consomem 1/3 de uma lâmpada incandescente.
Esse consumo menor vem atrelado a outras vantagens do LED – não esquenta, não emite UV nem infravermelho e emite luz de forma mais uniforme. Bacana, né? Agora, quanto à duração de 36 anos….
Vale dizer aqui que o cálculo dos anos (ou das 40 mil horas) é meio polêmico. Essas medidas de funcionamento de LED são muito difíceis de avaliar. Os fabricantes costumam especificar entre 25 mil e 50 mil horas de funcionamento, mas isso é calculado com base na diminuição do brilho, e no quanto as pessoas notam essa diminuição com o tempo. (Para quem se interessar, tem um post bem bacana no NYT sobre essa duração. Recomendo. =))
Resumindo, essa medida pode não dizer muito – mas o baixo consumo da linha da Samsung parece valer a pena. O preço, pelo menos lá fora, é meio salgado: entre U$ 17 e U$60 por lâmpada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário