terça-feira, 3 de janeiro de 2012

PlayStation Vita vende mal no Japão

PlayStation Vita


Segundo informações do site de pesquisa japonês Media Create, o novo portátil da Sony, o PlayStation Vita (PS Vita) anda mal das pernas. Em menos de 15 dias de lançamento no mercado asiático, o console de mão sequer chegou a 400 mil vendas nas lojas nipônicas. Os números não foram confirmados pela Sony, mas a relutância da empresa em comentar a estimativa começou a gerar burburinho em fóruns especializados, especulando que o aparelho é caro demais e fraco demais.


O Media Create indica que exatamente 397.338 unidades do Vita foram vendidas desde seu lançamento, em 17 de dezembro, sendo 324.859 na semana do lançamento contra 72.479 nesta última semana de 2011. Comentários dos pesquisadores ainda citam que o PSP, o "portátil da geração passada" da Sony, vendeu mais que 80 mil unidades, superando seu irmão caçula. A culpa disso, segundo a pesquisa, é a crescente troca de aparelhos pela qual passa o mercado asiático: se há dois anos, as pessoas enterravam os olhos em um PSP ou Nintendo DS, hoje este público começa a adotar o iPhone e smartphones Android tanto para mensagens como para jogos - o que causou uma queda nos consoles portáteis.


No Japão, o PS Vita está saindo por 24.980 ienes - algo em torno de 320 dólares, ou 600 reais - em sua versão mais simples, apenas com suporte a wi-fi. A versão equipada com conexão 3G custa cinco mil ienes a mais (387 dólares, pouco mais de 700 reais). O lançamento do Vita para o mercado ocidental está previsto para fevereiro de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário