quinta-feira, 10 de março de 2011

Máquina faz tatuagem automática.


Se você tem uma tatuagem, provavelmente passou um longo período escolhendo o desenho, a frase ou o nome que iria gravar em seu corpo para sempre.
Mas e se, ao chegar ao estúdio, o tatuador simplesmente ligasse um aparelho que fizesse um desenho automático na sua pele? Uma figura aleatória, retirada de uma lista de imagens prontas… Seria bacana?

A Auto Ink é justamente isso: uma máquina que faz tatuagens sozinha. O operador não tem o menor controle sobre O QUE ela irá desenhar: assim que senta na cadeira, a pessoa recebe uma “religião”, designada pela máquina, e ganha a tatuagem do símbolo correspondente a ela.
Ah sim! Esse é um detalhe importante: a máquina só trabalha com símbolos religiosos. Vale dizer que a ideia do artista Chris Eckert é um pouco mais conceitual, uma certa forma de protesto contra o sistema religioso que, segundo ele, exclui as pessoas.
Em suas palavras “Muçulmanos, cristãos e judeus, que sabem o que Deus quer. Mais especificamente, eles sabem o que Deus NÂO quer e, aparentemente, Deus não quer a mim… ou a você. Essa face pública da religião é sempre tão cheia de certezas, auto-confiante, até mesmo arrogante. Que qualquer um possa saber a “verdade” quando essa verdade é aleatoriamente designada no nascimento é simplesmente engraçado.”
Daí a ideia da máquina cujos desenhos são “designados aleatoriamente ou através de intervenção divina, dependendo de sua crença pessoal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário