terça-feira, 7 de junho de 2011

Astronautas vão plantar pepino no espaço


Pepinos podem estar desmoralizados na Terra, mas astronautas japoneses disseram na segunda que planejam plantá-los na Estação Espacial Internacional.
Satoshi Furukawa deve decolar quarta feira para quase meio ano orbitando ao lado do cosmonauta russo Sergei Volkov e do astronauta da Nasa Michael Fossum.
Ao falar sobre experimentos agendados para os próximos meses, Furukawa disse que ele estaria plantando pepinos no espaço como parte de um estudo em andamento sobre como os futuros exploradores espaciais poderiam produzir sua própria comida.
“Gostaríamos de poder comer os pepinos, mas não nos deixaram”, disse Furukawa, que é médico, em uma coletiva de imprensa.
Milhões de consumidores preocupados na Europa vêm evitando consumir pepinos após o surto da bactéria E. coli que já matou 22 pessoas, adoeceu mais de 2.200 e é atribuído ao consumo de vegetais.
Cuidadosos com sua própria saúde na missão, os astronautas da base de lançamento russa Baikonur, no Cazaquistão, permanecem em isolamento para evitar exposição á infecção. Furukawa, Fossum e Volkov se sentaram atrás de um vidro protetor enquanto falavam sobre a futura missão.
Fossum disse que estava pronto para a grande demanda de trabalho estando em órbita enquanto o ônibus espacial americano Atlantis se prepara para sua última viagem á ISS em Julho. “Há sempre um período de adaptação quando estamos lá fora, mas temos que já chegar acelerados. É preciso”.
Nascido em Dakota do Sul, Fossum, de 53 anos, é o membro mais velho na tripulação e esteve envolvido de perto com o design e montagem da ISS. “Ajudei a desenhá-la, ajudei a construí-la em dois vôos e agora ter a oportunidade de viver lá é simplesmente incrível”, disse.
Fossum disse que, enquanto os ônibus cumpriram seu propósito de ajudar a montar a estação espacial, “nós vamos sentir falta das habilidades deles porque... Eles são incríveis e incomparáveis”.
A aposentadoria dos ônibus espaciais deixará as naves russas Soyuz como o único meio de transporte da ISS para a Terra. 
Voltando ao assunto comida, Volkov disse que o segmento russo estará plantando tomates e brincou que eles esperavam que astronautas pudessem ter permissão para preparar salada. Ele disse que “para ser sincero, o que eu gostaria mesmo é de batata-frita”.
O Japão é pioneiro nas tentativas de aumentar o padrão culinário no espaço. Os astronautas  Soichi Noguchi, que está em Baikonur escoltando a família de Furukawa, até já preparou sushi quando estava na ISS no ano passado.
Fossum, Furukawa e Volkov devem voltar para a Terra em meados de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário