
Dois aparelhos iPhone 4, da Apple, irão embarcar no ônibus Espacial Atlantis e partir para uma temporada em órbita da Terra.
Os smartphones são a base de um experimento desenvolvido pela Odyssey Space Research para testar algumas funcionalidades na Estação Espacial Internacional. Eles foram certificados pela Nasa e devem decolar em 8 de julho, junto com a missão STS-135 do ônibus espacial Atlantis. O voo marca a despedida dos ônibus espaciais.
A empresa criou um aplicativo para iOS chamado SpaceLab que realizará quatro experimentos. O Limb Tracker é um navegador que tira fotos da Terra e mede altitude estimada e ângulos. O Sensor Cal é um experimento de calibração que usa fotos, dados e acelerômetros; O State Acq State Acquisition usa uma série de fotos da Terra combinadas com dados do acelerômetro para estimar a posição da nave – altitude e longitude. O LFI Lifecycle Flight Instrumentation mede a radiação e seus efeitos no aparelho.
Para facilitar a vida do astronauta encarregado de manipular os iPhones, todos os procedimentos são explicados passo a passo no próprio aparelho – sem a necessidade de instruções em papel.
Quem quiser reproduzir os experimentos em Terra pode baixar o aplicativo SpaceLab na App Store por US$0,99 – mas saiba que alguns dados foram alterados na versão para download para levar em conta a gravidade.
Quando os experimentos estiverem finalizados, os dois aparelhos retornarão à Terra - a primeira oportunidade é no veículo russo Soyuz, na primavera de 2011. Os dados serão coletados, analisados e compartilhados via o mesmo app.
Nenhum comentário:
Postar um comentário