quarta-feira, 17 de agosto de 2011

BBM é monitorado na Inglaterra


Agências de inteligência britânicas estão ajudando o governo inglês a rastrear e monitorar as mensagens trocadas entre os manifestantes através do BlackBerry Messenger (BBM).


O BBM foi escolhido pelos manifestantes por criptografar as mensagens e desta forma impossibilitar o monitoramento pela polícia britânica.


Mas, segundo o jornal The Guardian, a agência de inteligência MI5 (que controla ameaças terroristas no país), e a agência de segurança GCHQ estão trabalhando juntas para identificar os responsáveis pelas manifestações que ocorreram na Inglaterra na semana passada.


De acordo com a publicação, as agências conseguiriam interceptar as mensagens e o áudio do serviço BBM, o que ajudaria a polícia a identificar também os donos desses celulares com a ajuda da fabricante Research in Motion (RIM) e dos provedores de internet.


A RIM, no entanto, não forneceria os conteúdos dessas mensagens, mas ajudaria a polícia com informações como nomes dos usuários, números de telefones e os horários que o serviço BBM foi utilizado.


O governo inglês vem sendo criticado pela população ao sugerir que os serviços de mensagens instantâneas e redes sociais fossem bloqueados para controlar os protestos pelo país. Situação esta que lembra o que ocorreu este ano no Egito, quando o governo bloqueou o acesso ao Facebook e Twitter para impedir a divulgação dos protestos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário