sábado, 13 de agosto de 2011

TrES-2b é planeta mais negro já encontrado


Os exoplanetas são todos os planetas que orbitam uma estrela que não o nosso Sol – justamente o caso do TrES-2b, descoberto em 2006 orbitando a GSC 03549-02811, a 750 anos-luz. 
Agora, analisando mais dados fornecidos pela missão Kepler, da Nasa, a equipe do pesquisador David Kipping, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (CfA), descobriu algumas particularidades sobre o corpo celeste.
Este gigante gasoso do tamanho de Júpiter reflete menos de 1% da luz do sol que o ilumina.  Para efeito de comparação, Júpiter reflete mais de um terço da luz – culpa das suas grandes nuvens de amônia.
Mas orbitando sua estrela a menos de 4,8 milhões de km, o TrES -2b possui temperaturas que chegam a 982ºC, o que o torna quente demais para possuir nuvens de amônia. Sua atmosfera é rica em vapores de sódio e potássio e óxido de titânio, todos que absorvem muita luz.
A presença desses gases, no entanto, explica apenas parcialmente a cor do planeta. Cabe aos pesquisadores continuar investigando.Astrônomos anunciaram ontem a descoberta de um exoplaneta mais escuro do que carvão.
Sua cor absolutamente negra possui apenas um leve brilho avermelhado, causado pelas altíssimas temperaturas em sua superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário