quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Nasa acha indício de água salgada em Marte


A Nasa anunciou hoje que pode ter encontrado os primeiros indícios da existência de água líquida em Marte.
O achado seria tão salgado quanto os oceanos terrestres, e reforçaria ainda mais a posição do planeta vermelho como futura colônia de exploração humana.
Em um trabalho publicado na Science, Alfred McEwen, da Universidade do Arizona, descreve curiosas formações sazonais que aparecem em algumas encostas marcianas. McEwan é o principal pesquisador da High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE), a câmera super-potente que fotografa o planeta a bordo da nave Mars Reconnaissance Orbiter.
As novas imagens  revelaram possíveis fluxos de água, que aparecem somente durantes os meses mais quentes de Marte. As marcas escuras, em formas de dedos, se estendem abaixo de alguns barrancos do final da primavera ao verão, mas somem durante o inverno, somente para retornar no ano seguinte.
Ao longo dos anos, essas mesmas marcas vêm se repetindo em latitudes médias do hemisfério sul do planeta. Em alguns locais, são mais de mil marcas individuais que variam de 0,5 a centenas de metros de comprimento. Entre todas as hipóteses possíveis, a que melhor explica o fenômeno é o fluxo de água levemente salgada.
O sal diminui a temperatura de congelamento da água, por isso, mesmo locais abaixo da terra conseguiriam sustentar água líquida no verão. A água pura, por outro lado, congelaria nas temperaturas observadas.
A cor escura seria explicada pelo fato de a água salgada rearranjar os grãos do solo ou mudar a espessura da superfície, fazendo material de outra cor aparecer. Como essas regiões retornariam a sua cor natural no inverno, no entanto, ainda permanece um mistério
A tese vai de acordo com outras descobertas em Marte. Gelo, por exemplo, já foi encontrado em latitudes maiores; depósitos de sal no planeta também sugerem que, um dia, Marte teve água salgada em abundância, como a Terra.
A possibilidade de água líquida é bastante interessante para os planos da Nasa de enviar uma missão tripulada a Marte. Em comunicado, o administrador da agência, Charles Bolden, reforça a tese, dizendo que o trabalho reafirma a posição do planeta como um importante destino para exploração humana no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário