sábado, 13 de agosto de 2011

Nave hipersônica dos EUA cai durante teste


A Falcon HTV-2, abreviação para Hypersonic Technology Vehicle, é uma nave não tripulada lançada pelo foguete Minoutaur IV. Ao atingir a altura desejada, ela se solta e viaja na atmosfera a mais de 20.900 km/h, o chamado Mach 20 (20 vezes a velocidade do som, ou Mach 1), chegando a temperaturas que passam os 1.900º C..
Em um primeiro teste, realizado em 22 de abril de 2010, a nave permaneceu também nove minutos no ar antes de fazer um pouso controlado no mar. Já ontem, o choque com o oceano parece ter sido mais brusco.  
Segundo informações da DARPA, o teste começou com um lançamento às 11h45 (horário de Brasíli).  O foguete Minotaur conseguiu levar a Falcon com sucesso à atmosfera e inseri-la em sua trajetória desejada. A separação do veículo foi confirmada e a nave atingiu a velocidade Mach 20.
Mais de nove minutos de dados foram coletados antes que uma anomalia não divulgada causasse a perda de sinal e a nave se chocasse com o Pacífico.
A DARPA divulgou comunicado afirmando que deve estudar os dados coletados e continuar melhorando o equipamento para atingir o objetivo máximo de criar um veículo hipersônico tripulado.
Por enquanto, ficou claro que a agência sabe como lança-lo e iniciar o voo hipersônico – resta conseguir, “apenas”, controlar a nave. A nave Falcon HTV-2 caiu ontem no Oceano Pacífico após cerca de nove minutos voando a Mach 20.
Este foi segundo teste dos Estados Unidos com sua nave hipersônica, um projeto desenvolvido pela Agência de Projetos Avançados de Defesa (DARPA) que tem, como objetivo final, criar uma nave capaz de chegar a qualquer parte do mundo em menos de uma hora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário