sábado, 30 de julho de 2011

Nova classe C usa internet como classe média



Pesquisa mostra que a chamada nova classe C utiliza a internet de forma extremamente parecida à da classe média típica.
O levantamento realizado pela WMcCann, que revelou detalhes sobre como a classe emergente utiliza a internet, mostra um nível de maturidade do uso da web similar entre os dois segmentos socioeconômicos.

No Brasil, os dois estão na chamada “adolescência” do uso e priorizam as mesmas atividades: comunicação, lazer e informação (85% da classe média típica (CMT) e 90% dos consumidores emergentes (CE)), interação e compartilhamento (76% CMT e 71% CE) e progresso pessoal (66% CMT e 58% CE).
A pesquisa foi realizada entre janeiro e fevereiro de 2011, com 3.050 entrevistas em 26 cidades de cinco países (Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica e México). O público‐alvo eram homens e mulheres de 17 a 45 anos, usuários da internet, dos quais 70% pertenciam à CE e 30% pertenciam à CMT.
No país, as mais de 200 perguntas do questionário foram dirigidas a moradores de São Paulo e Campinas (SP), Belo Horizonte, Uberlândia e Uberaba (MG), Salvador e Juazeiro (BA), Recife e Petrolina (PE), Porto Alegre e Caxias do Sul (RS), Goiânia e Anápolis (GO).
Outro dado interessante é o de que há uma grande preocupação com a saúde nas atividades online: 43% da classe média típica e 38% dos consumidores emergentes usam a internet para fazer escolhas mais saudáveis e um número similar (42% da CMT e 37%) para adotar comportamentos mais saudáveis.
Nos dois segmentos, é nítida também a formação de uma cultura do “faça você mesmo”, na qual os consumidores sentem que já possuem diversas ferramentas para tudo de que precisam. Isso fica especialmente evidente em três assuntos:  “melhorias para a casa” (69% da CMT e 72% da CE); “pertencimento social” (70% CMT e CE) e “melhorar a condição financeira e o poder de compra” (69% CMT e CE).  Para outros assuntos, os consumidores parecem ter uma percepção m pouco menor de que há ferramentas suficientes:  “saúde e bem-estar” (67% e 69%), “beleza e aparência” (64% e 67%) e “criar os filhos” (57% CMT e CE).
Pesquisa mostra que a chamada nova classe C utiliza a internet de forma extremamente parecida à da classe média típica.
O levantamento realizado pela WMcCann, que revelou detalhes sobre como a classe emergente utiliza a internet, mostra um nível de maturidade do uso da web similar entre os dois segmentos socioeconômicos.

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