sábado, 30 de julho de 2011

Redes sociais são usadas para agendar roubos


Se as redes sociais têm sido uma importante ferramenta de mobilização política (basta ver o número de manifestações combinadas por elas nos últimos meses), ladrões nos Estados Unidos resolveram dar a elas outro uso. À imagem dos flashmobs, um grupo deles combinou um “roubo relâmpago” em um loja da Victoria Secret’s, em Georgetown, Washington.
Segundo informações do Daily Mail, a polícia acredita que os criminosos usaram o Facebook e Twitter para combinar a ação conjunta, executada em pouquíssimo tempo. “O que aconteceu na loja provavelmente durou por volta de 20 segundos. Eles entram, distraem os empregados e pegam a mercadoria. Eles entram e saem.” disse o tenente John Hedgecock à rede americana de TV Fox News.
Mas a ousadia não para em usar ferramentas públicas para combinar crimes: os ladrões também não têm medo das câmeras. Alex Brown, funcionário da loja Riccardi, equipada com várias, disse: "As pessoas que fazem isso não ligam e às vezes fazem poses. Eles ficam parados e olham para a câmera de um jeito engraçado.”
Sim, o roubo à loja de lingeries não foi o único que usou as redes sociais para se articular. Também em Washington, outras delegacias relataram alguns casos parecidos, como o da citada Riccardi e da loja DuPont, que perdeu U$ 20 mil em mercadorias em uma ação similar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário