domingo, 5 de dezembro de 2010

Aluna visita escritório de advocacia antes de decidir que curso fazer


Fé no futuro é o que move os jovens que sonham com o diploma da faculdade. E época de vestibular é momento de escolher a profissão para a vida toda. Ajuda muito conhecer a rotina do trabalho e bater um papo com quem já passou por essa etapa.
Bruna já se viu em várias profissões. "Já pensei em ser professora, dentista. Eu tinha muita dúvida em tudo."
No primeiro ano do ensino médio, ela decidiu que queria fazer direito. "Com 15 anos eu comecei a ler legislação e codigo civil, ai eu me interessei."
Apesar de estar convicta da carreira que quer seguir, não conhece bem a rotina de um advogado. A vestibulanda faz um teste em um escritório de advocacia. Acompanhar o cotidiano da profissão escolhida é uma maneira de saber se aquela carreira combina com o seu estilo de vida. é uma chance de pesar prós e contras.
Quem recebe Bruna é Rodrigo de Madureira Pará Diniz, que está terminando a faculdade de direito na USP. Há três anos, ele faz estágio na área tributária. Rodrigo diz a ela que o cliente vai abrir uma empresa e não tem conhecimento de que obrigações ele vai ter que cumprir. "A gente assessora e mostra pra ele toda a legislação", afirma.
Juntos os dois consultam a legislação nos sites do governo na internet. E ele mostra para a vestibulanda que a lei não está tão longe quanto as pessoas imaginam.
"As pessoas não sabem mas mesmo quem não trabalha diretamente na área deveria buscar as vezes essa legislação, para tirar as dúvidas, que muitas vezes simples poderiam ser sanadas com uma rápida leitura da lei e que nem sempre a gente sabe buscar."
Rodrigo achou que a tranquilidade de Bruna combina com o trabalho de um advogado.
"A calma dela pode ajudá-la tanto nos estudos para entrar na faculdade, quanto depois. Exercendo a advocacia ou no poder publico como juíza que ela diz que é o sonho dela. Ter calma para estudar as leis que tão mudando a toda hora."

Nenhum comentário:

Postar um comentário