segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ataque aéreo mata 13 guerrilheiros das Farc na Colômbia


BOGOTÁ, 15 Nov 2010 (AFP) -Ao menos treze guerrilheiros das Farc morreram em um ataque da Força Aérea da Colômbia (FAC) contra um acampamento rebelde na zona rural do município de Ipiales, na fronteira com o Equador, informou o ministério da Defesa nesta segunda-feira.
"Em operações conjuntas e coordenadas da Polícia, Força Aérea e Exército a partir da madrugada desta segunda-feira, foram mortos treze terroristas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia)", destaca o comunicado.
O ataque contra o acampamento da Frente 48 das Farc foi possível "após intenso trabalho de inteligência da Polícia Nacional", destacou o ministério da Defesa.
Após o bombardeio, tropas do Exército capturaram dois guerrilheiros feridos, incluindo um menor equatoriano.
Segundo o ministério da Defesa, no acampamento estavam cerca de 35 rebeldes sob o comando de "Euclides", encarregado da rádio clandestina das Farc.
O ministro da Defesa, Rodrigo Rivera, qualificou a operação de "golpe muito sensível em uma das estruturas mais importantes das Farc no sul do país". "Foi um golpe decisivo na Frente 48, a estrutura rebelde que mais recursos gera para as Farc, por meio do narcotráfico".
O ataque foi a segunda operação mais bem sucedida do novo governo colombiano, liderado pelo presidente Manuel Santos, depois da morte, em setembro passado, do chefe militar das Farc, Jorge Briceño ou Mono Jojoy.
O comandante das Forças Militares, almirante Édgar Cely, viajou ao departamento de Nariño para estabelecer se entre os 13 rebeldes mortos há algum líder das Farc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário