sábado, 27 de novembro de 2010

Dezenas de milhares de manifestantes, muitos deles estudantes mobilizados contra uma reforma universitária, marcharam neste sábado pelas ruas de Roma, em um protesto convocado pela CGIL, principal central sindical italiana, para defender o emprego. Italianos protestam, em Roma, contra o desemprego (Foto: AFP) Os manifestantes, procedentes de toda a Itália, carregavam bandeiras e cartazes com apelos como "Direito a um emprego para uma vida digna" ou "Escola e Universidade mobilizadas". A CGIL indicou que não daria estimativas do número de participantes, limitando-se a anunciar a mobilização de 2.100 veículos e 13 trens especiais com capacidade para transportar entre 110.000 e 120.000 pessoas. "Depois de dois anos de uma crise que não terminou e de um desemprego que só aumenta, todo mundo se deu conta de que este país precisa de um projeto para o futuro", declarou Susanna Camusso, líder da GCIL. Os principais dirigentes da oposição italiana participaram da manifestação.


O FBI (Federal Bureau of Investigation, agência federal de investigações dos Estado Unidos) frustrou, na noite desta sexta-feira (26), um plano que pretendia explodir um carro-bomba durante cerimônia de inauguração da iluminação de uma árvore de Natal em Portland, Oregon, informaram as autoridades locais neste sábado (27). Um jovem foi preso.
O Departamento de Justiça identificou e deteve um suspeito pela operação: o norte-americano de origem somali Mohamed Osman Mohamud, de 19 anos. Ele foi detido por agentes do FBI e policiais de Portland.
No momento da detenção, o rapaz reagiu e chegou a chutar os agentes.
Segundo o FBI, o jovem pretendia explodir à distância, através de um celular, um veículo estacionado próximo ao local de uma tradicional cerimônia natalina. O carro continha 55 galões
Depois de preso, o jovem foi acusado de tentativa de uso de uma arma de destruição em massa. Ele vinha sendo investigado desde 2009, infomou o FBI.
(*) Com informações das agências de notícias France Presse e Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário