quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cientistas canadenses usam a pele para produzir sangue.



Cientistas canadenses testaram com sucesso uma nova técnica que usa pele para produzir sangue.
Quem sofre com a Leucemia sabe bem o que é ter que esperar por um doador de medula óssea. As chances de encontrar um compatível são de uma em cem mil.
Mas agora cientistas da Universidade de McMaster, no Canadá, afirmam: a solução pode estar na palma da mão. Ou em qualquer outra parte do órgão que cobre e protege nosso corpo.
Eles conseguiram transformar células de pele em células sanguíneas. Nos últimos dois anos, os cientistas realizaram várias experiências em pessoas jovens e idosas e a transformação sempre deu certo.
Os pesquisadores usaram como matriz células da parte mais profunda da pele. Depois, eles reprogramaram essas células usando uma proteína chamada de OCT-4 e as transformaram em fontes de células de sangue.
“Nós podemos ver benefícios para qualquer um que precise desse sangue em transfusões”, diz Mick Bhatia, o criador da técnica.
Uma das maiores vantagens nessas transfusões é que não há rejeição, porque a pele é retirada do próprio paciente.
E não é preciso muito pra fazer isso. Segundo os cientistas, basta um pedacinho de pele para produzir sangue suficiente para uma transfusão completa em um adulto.
Os criadores do "sangue de pele" acreditam que no máximo em dois anos a técnica começará a ser testada em hospitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário