sábado, 27 de novembro de 2010

ENEM 2010: INSTITUIÇÕES PRIVADAS GANHAM O SEU SISU

O Novo Enem abriu promissoras perspectivas em relação ao acesso superior, uma delas a criação do SISU destinado a distribuir as vagas das universidades públicas. No entanto, o setor privado, que comparece com quase 90% das vagas do ensino superior no Brasil, embora adote o Enem como um dos principais referenciais de seleção, ainda não havia constituído um sistema que facilitasse o acesso e a ocupação das vagas disponíveis em centenas de cursos universitários.
Foi para preencher essa lacuna, democratizando o acesso e simplificando a matrícula de milhares de estudantes que foi lançado no final de agosto o Sistema de Alocação de Estudantes ao Ensino Superior - SAEPES, também conhecido como Faculdade Já!, projeto de um consórcio de empresas da área educacional que já conta com o apoio da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino e de várias associações e entidades representativas do ensino superior.
A idéia é promover a interação dos estudantes com as vagas ofertadas nas faculdades de todo o país, utilizando a nota do Enem como critério de seleção e proporcionando acesso imediato à matrícula, desde que satisfeitas as exigências mínimas estipuladas por cada instituição, em cada determinada carreira. Serão aceitas as notas dos exames de 2009 e 2010, cuja nota de corte é sempre estabelecida pela IES em cada curso. O melhor de tudo é que o serviço é gratuito e as faculdades são estimuladas a conceder algum tipo de vantagem ou desconto, atendendo as premissas que norteiam o projeto.
No Brasil, há cerca de 450 mil vagas ociosas no ensino superior, quase que a totalidade em instituições privadas e de boa qualidade. O Novo Enem estabeleceu um patamar acadêmico em nível nacional que, associado aos recursos da tecnologia e ao poder da internet, permite que as instituições particulares também ofereçam à sociedade uma nova opção de acesso à faculdade, mais simples e ágil, incentivando a ocupação das vagas universitárias, sendo uma opção ao modelo tradicional de vestibular, muitas das vezes, burocrático e oneroso.
O ambiente desenvolvido pelo Faculdade Já! permite que o estudante, gratuitamente e através da internet, verifique num primeiro momento quais as opções de vagas e condições oferecidas, pesquisando pelo curso escolhido na respectiva unidade da federação. Caso confirme seu interesse, o estudante preenche o cadastro e declara sua nota do Enem, que deve atender à exigência mínima estipulada pela instituição desejada. Satisfeitas essas condições, o sistema emite um Certificado de Reserva de Vaga que deverá ser apresentado em até 3 dias úteis na instituição escolhida, ocasião em que serão comprovadas as informações e entregues os documentos para a matrícula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário