terça-feira, 12 de abril de 2011

Antivírus falso aceita pagamento via SMS

Antivírus falso aceita pagamento via SMS
Um novo ataque utiliza programas antivírus legítimos para enganar o usuário e solicitar pagamento para que o software consiga eliminar um malware.
De acordo com a empresa de segurança CyberDefender, o golpe acontece quando o usuário visita uma página web infectada, que instala um malware na máquina. A empresa, porém, não soube informar quantos e quais sites estão nessa lista.

Então o malware emite um falso alerta para a instalação de um antivírus, solicitando pagamento para que o mesmo consiga eliminar a praga do computador.
O ataque é diferente, pois o programa malicioso solicita o pagamento antes de instalar a praga e infectar o sistema.
Quando a vítima acessa a página web infectada, uma caixa de diálogo aparece, informando o problema e sugerindo a instalação de um programa antivírus legítimo.
Se o usuário cair no golpe, o falso alerta irá direcionar a vítima para realizar a compra do software, oferecendo diversas opções de pagamento, entre elas via SMS, WebMoney e cartão de crédito. Se cancelar o pagamento, o programa não será instalado.
Segundo a CyberDefender, foram identificados cinco opções falsas de softwares legítimos para este golpe como Avast, Norton, McAfee, BitDefender e RootKitBuster. Todos tinham como foco usuários de sistema Windows.

Nenhum comentário:

Postar um comentário