terça-feira, 12 de abril de 2011

Para encantar clientes, empresas compram iPads

Quando visita um cliente, a representante comercial Ana Kátia Sobrinho não carrega embaixo do braço mostruários ou catálogos de sapatos.
Sua nova ferramenta de trabalho está guardada dentro da bolsa. Para apresentar seu portfólio de produtos, ela saca um iPad e, com os dedos, passa as imagens dos diferentes modelos e cores disponíveis.

No início do ano, a fabricante de calçados Di Valentini comprou 16 tablets para sua equipe de vendas. O resultado foi imediato: a empresa aumentou sua receita em 18%. A Di Valentini não é a única a se aproveitar dos recursos oferecidos pelo aparelho no dia a dia dos negócios. De acordo com a consultoria IDC Brasil, as empresas brasileiras devem comprar até 120 mil tablets até o final deste ano. É o equivalente a 40% do total projetado para o mercado nacional.
A Xerox Brasil já conhece há algum tempo os benefícios de usar o iPad no dia a dia dos negócios. Um dos primeiros funcionários da empresa a adotar o tablet da Apple foi o CEO, Villy Fine. Ele passou a usar a primeira versão do aparelho para acessar emails e arquivos em julho de 2010, apenas três meses depois da sua chegada ao mercado americano.
Fine percebeu que poderia economizar minutos preciosos do expediente usando o iPad para realizar algumas tarefas. “O iPad baixa meus emails em dois minutos", afirmou Fine. “Antes esperava mais dez vezes mais até meu Outlook sincronizar com o servidor".
Com a carta branca do presidente, cinco diretores resolveram adotar o aparelho. O diretor de comunicação Rafael Veras é um deles. “O iPad tem uma função intermediária, para os momentos em que você não tem tempo para abrir o notebook e precisa de um nível de profundidade maior que o do smartphone”, diz Veras.
Economizar tempo não é a única aplicação do iPad nos negócios. Com sede em São João Batista, em Santa Catarina, a Di Valentini começou a migrar seus catálogos e mostruários para dentro do aparelho da Apple. A mudança implantada desde o início do ano representará uma economia de quase 19 000 reais ao mês.
Mais importante, as vendas no período chegaram a 267 000 reais. O resultado foi tão positivo que a fabricante de calçados começou a desenvolver um aplicativo especial para ajudar os representantes comerciais nas vendas. “Os vendedores carregam menos volume, menos peso e ganham mais agilidade”, afirma José di Ortiris, dono da empresa e responsável pela implantação do projeto.

A fabricante de remédios EMS é outra empresa que resolveu substituir os catálogos pelo iPad. No final do ano passado, a empresa investiu 2,5 milhões de reais na compra de 1 500 tablets. Apesar do custo alto, o retorno será sentido a curto prazo. A empresa espera economizar 4,2 milhões de reais ao ano. “Até o fim de 2011 não haverá papel dentro da EMS”, diz Waldir Eschberg Jr, vice-presidente de marketing.
Outras empresas do setor já planejam extinguir o papel. A Eurofarma vai distribuir o tablet da Apple para cada um dos representantes de vendas espalhados pelo país. Com o investimento de R$ 1,5 milhão, a companhia espera economizar pelo menos 55 toneladas de papel ao ano. “O projeto teve início em agosto e, conforme você caminha, as possibilidades vão se ampliando”, afirma Helton Carvalho, executivo de marketing da Eurofarma. 
Nem sempre o objetivo da empresa ao adotar o iPad tem a ver com economia de materiais. A incorporadora Cyrela comprou 30 tablets da Apple, que foram instalados no estande de dois lançamentos da empresa, o “Thera Berrini” e o “Luzes da Mooca”, ambos em São Paulo. 
Os aparelhos trazem mais informação e interatividade ao processo de compra. Exemplo: os clientes podem caminhar virtualmente pelo projeto do apartamento. A interatividade já refletiu nas vendas e a incorporadora pensa em expandir o uso do tablet, tanto para outros imóveis como para outros estágios da venda.  “Um aplicativo com mais funcionalidades, como acesso a contratos e análise de créditos, está nos planos para 2011”, diz Fernando Moulin, gerente geral de e-business da empreiteira. “O iPad deu requinte à venda”.
Os aplicativos usados pelas companhias não estão disponíveis para download gratuito na App Store. Ao contrário. Desde o lançamento do iPad, algumas empresas se especializaram em desenvolver programas pagos para o mundo corporativo. A Nuxem, responsável por criar o aplicativo utilizado pela Eurofarma, é uma delas.

Cada iPad usado pela fabricante de remédios precisa pagar uma licença de 750 reais por mês. Isso representa apenas 25% do investimento necessário para usar o tablet como uma ferramenta de trabalho. Metade do dinheiro vai para a compra dos aparelhos e o restante fica com despesas de telefonia. Os programas mais pedidos hoje são os catálogos digitais. “Esse é o primeiro passo de algumas empresas no iPad”, afirma Ivan Beretta, diretor da produtora que leva seu sobrenome e que fez o aplicativo da Eurofarma. “Mas o software vai evoluir de acordo com a demanda do cliente”.
“Desde o final do ano passado, quase 50% dos pedidos de iPads são feitos por empresas”, diz Fabio Gaia, presidente da Officer, distribuidora de produtos de informática. Apesar de despontar como uma ferramenta importante para os negócios, o iPad tem limitações.
A primeira é a falsa ideia de que ele pode substituir um computador pessoal. “O tablet não é adequado para edição de planilhas e de texto”, afirma Carvalho, da Eurofarma. Outro problema é a segurança. Na divisão brasileira da Xerox, o uso do iPad segue as políticas de TI. Apesar disso, os aparelhos não têm nenhum tipo de bloqueio. “Não há controle sobre o que é baixado na Apple Store”, diz Veras, diretor de marketing da subsidiária brasileira. Ressalvas à parte, o tablet vai fazer cada vez mais parte do dia a dia das empresas. O aparelho ganhou lugar cativo na pasta de Fine, CEO da Xerox, o que lhe garante mais tempo conectado e disponível. Se isso é bom? “Definitivamente, sim”.
Acessórios e programas que podem facilitar o uso do iPad no trabalho.

Base para teclar - O Dock com Teclado tem botões e desenho similares ao dos computadores da Apple. A base posiciona o iPad na vertical e ainda recarrega a bateria do tablet. 259 reais
Fotos para o tablet - O Kit de Conexão de Câmera se conecta diretamente à câmera ou pode ler um cartão SD para transferir imagens. O conector e o iPad são compatíveis com fotos em formatos JPEG e RAW. 109 reais.
Suíte de escritório - Com o Documents to Go é possível criar e editar arquivos do Office. Ele também se integra ao leitor de e-mails do iPad e permite abrir e modificar os arquivos diretamente. 16,99 dólares.
Anote e não esqueça - O Evernote aproveita o iPad para mostrar novas funcionalidades. As anotações ficam espalhadas na tela e o serviço sincroniza dados com a nuvem pelo 3G ou Wi-Fi. Gratuito
Pastas na nuvem - Pelo Dropbox é possível guardar arquivos de todo o tipo em uma pasta online. Alguns podem ser baixados no iPad e acessados em outros aplicativos.

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