quinta-feira, 21 de abril de 2011

MacBook ajuda crítico de cinema com problemas de fala a se comunicar por voz

O crítico de cinema Roger Ebert é fã da Apple de longa data. Segundo o site Túaw, atualmente ele tem usado o seu MacBook até para falar. Ebert foi diagnosticado com câncer de tireóide em 2002 e, além disso, também foram descobertas células cancerígenas na sua mandíbula. Com a cirurgia de remoção, o crítico perdeu sua capacidade de mastigar e falar.

No mês passado, com a ajuda de sua esposa e alguns amigos, Ebert conseguiu usar o MacBook para recuperar sua habilidade de se comunicar por voz. "Depois das cirurgias que tiraram a minha fala, fui forçado a entrar nesse mundo virtual onde o computador realiza parte de minhas funções", explica o crítico, que digita rapidamente tudo o que quer falar para as pessoas. O computador vocaliza o que é escrito na tela e, assim, ele consegue se comunicar com o mundo externo. Nas redes sociais, Ebert também é um grande "falante". "Na internet, todo mundo fala na mesma velocidade. Minha habilidade para pensar e escrever não foi afetada, e é na web que a minha voz real encontra espaço para se propagar", explica.

No vídeo abaixo, o crítico de cinema explica como conseguiu transformar seu notebook em uma ferramenta essencial para sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário